EMENTA
|
A proposta dos círculos de leitura é criar
momentos no cotidiano escolar em que todos param para ler e depois comentam a
leitura com os colegas que leram o mesmo livro e posteriormente com toda a
sala, entregando à sociedade futuros leitores capazes de criticar,
refletir e expor sua opinião em meio em que vive.
|
OBJETIVOS
|
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
|
|
METODOLOGIA
|
· Leitura coletiva
· Confronto das opiniões sobre a leitura
· Atividades lúdicas abordando as questões
tratadas no paradidático
· Criação de painéis com imagem e temas expostos
no livro
·Ilustração de trechos que mais
gostou no livro
|
AVALIAÇÃO
|
Observar e acompanhar o desenvolvimento através
das atividades propostas em sala de aula.
|
BIBLIOGRAFIA
|
CRONOGRAMA
|
FEVEREIRO
|
MARÇO
|
Apresentação
da ideia de trabalhar com círculos de leitura, trazendo crianças ou adultos
leitores para dar um depoimento sobre seus livros preferidos.
Flexibilização
para deficiente visual
Marcar o início dessa atividade com um som (o toque de um sino, por exemplo) para ritualizar e facilitar a antecipação do aluno. |
Providenciar uma ampla gama de bons livros e convide as crianças a escolher um livro que desejam ler. Com base nessas escolhas, forme grupos de quatro ou cinco crianças que queiram ler o mesmo título. Isso levará alguns minutos de negociação. Flexibilização para deficiente visual O aluno, conforme seu domínio do braile pode ler apenas o título dos livros em braile e escolher um para ouvir, utilizando fone de ouvido e fazendo parte de um grupo. |
ABRIL
|
MAIO
|
Discutir coletivamente o que as crianças acham que vale a pena anotar, retomando o depoimento do leitor que elas tiveram a oportunidade de ouvir, registrar as ideias das crianças e, se necessário, chamar a atenção para outras possibilidades (sentimentos, relações, palavras sobre as quais se tem dúvida, trechos que se deseja guardar, questionamentos, comentários, relações entre a história e a vida delas; perguntas que vierem à mente; como imaginam determinada cena; técnicas do autor, boas ideias ao longo da escrita; palavras interessantes etc.). Flexibilização para deficiente visual Organizar o espaço da atividade, peça que um colega o conduza até lá e explique, individualmente, o que será feito nessa atividade. |
Pedir que o grupo
combine a leitura do trecho inicial (que possa ser lido em 20 ou 30 minutos).
Quando todos
terminarem a leitura e fizerem suas anotações, convide os grupos a conversar
sobre o que leram, compartilhando suas anotações (por dez a 15 minutos).
Flexibilização
para deficiente visual
Organizar um grupo que favoreça sua participação oral. Para que ele perceba qual colega do grupo está falando e tenha sua vez de participar, dê-lhe um objeto que simbolize um microfone, aquele que estiver falando o utiliza e eles vão lhe avisando quem está com o microfone.
Durante as
conversações, visite cada um dos grupos, como um observador. Anotar exemplos
e comentários para compartilhar na discussão geral.
|
JUNHO
|
|
Terminado esse
momento de troca intergrupos, organizar a sala num grupo só e fale sobre os
livros. Pedir que cada grupo dê um exemplo, conte algo interessante que foi
compartilhado durante a conversa após a leitura. Depois refletir com as
crianças sobre o processo de conversar a respeito da leitura, listando os
procedimentos que ajudaram a discussão. Organizar essas informações num
cartaz.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário