domingo, 24 de março de 2013

PLANO DE DISCIPLINA





EMENTA

A proposta dos círculos de leitura é criar momentos no cotidiano escolar em que todos param para ler e depois comentam a leitura com os colegas que leram o mesmo livro e posteriormente com toda a sala, entregando à sociedade futuros leitores capazes de criticar, refletir e expor sua opinião em meio em que vive.


           
OBJETIVOS

  • Despertar e Incentivar as crianças pelo prazer da leitura
  • Criar o hábito pela leitura;
  • Trabalhar a oralidade e escrita;
  • Analisar gêneros textuais



CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


  • Apresentação do livro valorizar a leitura como uma fonte de prazer e entretenimento.
  • Interesse por compartilhar opiniões, ideias e preferências acerca dos livros lidos. 
  • Desenvolver procedimentos do leitor, como estabelecer relações entre o livro que se está lendo e outros livros conhecidos ou acontecimentos vividos, selecionar passagens preferidas, pensar em outros desfechos possíveis, levantar hipóteses para explicar a motivação por traz de atos dos personagens etc.



METODOLOGIA


· Leitura coletiva
· Confronto das opiniões sobre a leitura
· Atividades lúdicas abordando as questões tratadas no paradidático
· Criação de painéis com imagem e temas expostos no livro
·Ilustração de trechos que mais gostou no livro


AVALIAÇÃO

Observar e acompanhar o desenvolvimento através das atividades propostas em sala de aula.



BIBLIOGRAFIA




CRONOGRAMA
FEVEREIRO
MARÇO

Apresentação da ideia de trabalhar com círculos de leitura, trazendo crianças ou adultos leitores para dar um depoimento sobre seus livros preferidos.
Flexibilização para deficiente visual
Marcar o início dessa atividade com um som (o toque de um sino, por exemplo) para ritualizar e facilitar a antecipação do aluno.



Providenciar uma ampla gama de bons livros e convide as crianças a escolher um livro que desejam ler. Com base nessas escolhas, forme grupos de quatro ou cinco crianças que queiram ler o mesmo título. Isso levará alguns minutos de negociação.
Flexibilização para deficiente visual
O aluno, conforme seu domínio do braile pode ler apenas o título dos livros em braile e escolher um para ouvir, utilizando fone de ouvido e fazendo parte de um grupo.
ABRIL
MAIO

Discutir coletivamente o que as crianças acham que vale a pena anotar, retomando o depoimento do leitor que elas tiveram a oportunidade de ouvir, registrar as ideias das crianças e, se necessário, chamar a atenção para outras possibilidades (sentimentos, relações, palavras sobre as quais se tem dúvida, trechos que se deseja guardar, questionamentos, comentários, relações entre a história e a vida delas; perguntas que vierem à mente; como imaginam determinada cena; técnicas do autor, boas ideias ao longo da escrita; palavras interessantes etc.).
Flexibilização para deficiente visual
Organizar o espaço da atividade, peça que um colega o conduza até lá e explique, individualmente, o que será feito nessa atividade.

Pedir que o grupo combine a leitura do trecho inicial (que possa ser lido em 20 ou 30 minutos).
Quando todos terminarem a leitura e fizerem suas anotações, convide os grupos a conversar sobre o que leram, compartilhando suas anotações (por dez a 15 minutos).
Flexibilização para deficiente visual
Organizar um grupo que favoreça sua participação oral. Para que ele perceba qual colega do grupo está falando e tenha sua vez de participar, dê-lhe um objeto que simbolize um microfone, aquele que estiver falando o utiliza e eles vão lhe avisando quem está com o microfone.
Durante as conversações, visite cada um dos grupos, como um observador. Anotar exemplos e comentários para compartilhar na discussão geral.
JUNHO


Terminado esse momento de troca intergrupos, organizar a sala num grupo só e fale sobre os livros. Pedir que cada grupo dê um exemplo, conte algo interessante que foi compartilhado durante a conversa após a leitura. Depois refletir com as crianças sobre o processo de conversar a respeito da leitura, listando os procedimentos que ajudaram a discussão. Organizar essas informações num cartaz.
























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